Passe o mouse para ampliar
Apostila DETRAN RJ - Assistente Tecnico Identificação Civil

Apostila DETRAN RJ - Assistente Tecnico Identificação Civil

Código: 160
Por: R$ 54,90
Calcule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região. Dúvidas? Clique aqui.

   

 

 

CONTEÚDO DA APOSTILA DETRAN-MA (DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO) 2013 - ASSISTENTE TECNICO DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL (544 PÁGINAS)

 
CONHECIMENTOS BÁSICOS

 

LÍNGUA PORTUGUESA 
Compreensão e interpretação de texto. Uso formal e informal da língua. Norma culta. Uso da língua e adequação ao contexto. Recursos expressivos: ironia e ambiguidade. Coerência e coesão textual. Valor semântico e emprego dos conectivos. Vocabulário: uso próprio e figurado da linguagem. Pontuação. Classes gramaticais. Valor das várias relações estabelecidas pelas preposições. Processos de coordenação e subordinação (valores semânticos). Funções sintáticas. Flexão verbal: verbos regulares e irregulares. Posição do pronome átono. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia.
 
LÍNGUA ESTRANGEIRA – ESPANHOL OU INGLÊS
 
ESPANHOL
A prova de espanhol procurará priorizar o uso da linguagem, por meio de textos autênticos e didáticos, em diferentes níveis de compreensão: global, de pontos principais e detalhados. Tendo em vista o enfoque dado à compreensão textual, o candidato deverá mostrar domínio de um vocabulário básico. Os aspectos gramaticais serão testados indiretamente, como acessórios à compreensão dos textos. Assim sendo, as questões serão elaboradas de forma a exigir do candidato capacidade:
 Identificar tipos de textos;
 Utilizar estratégias para identificar informações específicas: scanning e para obter o 
significado geral do texto;
 Reconhecer temas centrais e secundários;
 Identificar ideias e relações existentes entre elas;
 Localizar palavras-chave;
 Utilizar informações visuais para auxiliar na compreensão textual;
 Reconhecer palavras e expressões com sentido equivalente;
 Identificar referências contextuais;
 Fazer uma leitura detalhada, buscando conclusões lógicas;
 Associar informações, visando à complementação de textos;
 Demonstrar conhecimento adequado da estrutura gramatical da língua espanhola, que propicie a compreensão dos textos utilizados na prova;
 Deverá o candidato, ainda, aplicar, em relação à compreensão dos textos, conteúdos gramaticais da língua espanhola que possibilitem a leitura, a saber: tempos verbais, substantivos, adjetivos, pronomes, artigos, advérbios, proposições e conjunções; processo de formação de palavras, cognatos e falsos cognatos, acentuação, apócope, uso do muy e mucho.

 

INGLÊS
A prova de inglês procurará priorizar o uso da linguagem, por meio de textos autênticos e didáticos, em diferentes níveis de compreensão: global, de pontos principais e detalhados. Tendo em vista o enfoque dado à compreensão textual, o candidato deverá mostrar domínio de um vocabulário básico. Os aspectos gramaticais serão testados indiretamente, como acessórios à compreensão dos textos. Assim sendo, as questões serão elaboradas de forma a exigir do candidato capacidade:
 Identificar tipos de textos;
 Utilizar estratégias para identificar informações específicas: scanning e para obter o 
significado geral do texto;
 Reconhecer temas centrais e secundários;
 Identificar ideias e relações existentes entre elas;
 Localizar palavras-chave;
 Utilizar informações visuais para auxiliar na compreensão textual;
 Reconhecer palavras e expressões com sentido equivalente;
 Identificar referências contextuais;
 Fazer uma leitura detalhada, buscando conclusões lógicas;
 Associar informações, visando à complementação de textos;
 Demonstrar conhecimento adequado da estrutura gramatical da língua inglesa, que propicie a compreensão dos textos utilizados na prova;
 Deverá o candidato, ainda, aplicar, em relação à compreensão dos textos, conteúdos gramaticais da língua inglesa que possibilitem a leitura, a saber: tempos verbais, substantivos, adjetivos, pronomes, artigos, advérbios, proposições e conjunções; processo de formação de palavras, cognatos e falsos cognatos.
 
LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO
O Sistema Nacional de Trânsito: competências dos diferentes órgãos executivos e das diferentes entidades da federação. Normas gerais de circulação e conduta. Sinalização de trânsito. Veículos: registro, licenciamento, condução de escolares. Habilitação. Infrações, penalidades, medidas administrativas, processo administrativo, crimes de trânsito. Distribuição de competência dos órgãos executivos de trânsito.
 
NOÇÕES DE INFORMÁTICA 
Microinformática: Conceitos. Modalidades de processamento. Hardware: fundamentos, tipos, características, componentes, siglas e funções, barramentos e interfaces, conexões, equipamentos, operação de microcomputadores, memória, dispositivos de entrada, de saída e de entrada/saída de dados. Software básico e aplicativo. Backup. Mídias. Fundamentos sobre sistemas operacionais. Windows & Linux – conceitos, características, atalhos de teclado e emprego de recursos. Execução de procedimentos operacionais de rotina, utilizando software ou aplicativos instalados nas áreas de atuação. Bancos de Dados - conceitos, características. Noções sobre SQL. Execução de procedimentos operacionais de rotina, utilizando banco de dados nas áreas de atuação. MSOffice 2003Br/2007Br (Word, Excel, Powerpoint) e BrOffice.org 3.0 (Writer, Calc, Impress) - conceitos, características, ícones, atalhos de teclado, estilos, alinhamento, arquivos, digitação, uso do software e emprego dos recursos. Web: conceitos, Internet X Intranet X Extranet, modalidades, técnicas de acesso, browsers, navegação, pesquisa, atalhos de teclado, e-mail, Outlook Express, WebMail, uso de software e emprego de recursos. Segurança de equipamentos, em redes e na Internet. Conceitos, vírus, antivírus, cuidados e medidas de proteção
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Sistema Automático de Identificação (AFIS): Aplicações da tecnologia biométrica, pré-processamento de imagens, métodos de classificação e de verificação, comparação de minúcias, verificação identificação. Datiloscopia: identidade e identificação, finalidade do processo de identificação humana, princípios. Impressões digitais: processo de identificação. Sistema Vucetich: classificação primária. Anomalias. Identificação civil: documentos, dados biográficos, coleta, armazenamento da impressão digital.
 
RACIOCÍNIO LÓGICO: O candidato deverá demonstrar competência para utilizar o raciocínio lógico quantitativo (entendimento de estrutura lógica e matemática de situaçõesproblema), bem como aplicar conteúdos matemáticos na vida prática, razões e proporções, grandezas direta e inversamente proporcionais, lógica, conjuntos, álgebra, Juros, probabilidade...) Números naturais, inteiros racionais e irracionais. Regra de Três; Progressões aritméticas e geométricas; porcentagens, juros simples e compostos. Interpretação de Tabelas e gráficos; Raciocínio lógico; Resolução de situações-problema.

 


* A Loja Tudo Para Concursos reserva-se o direito de verificar as informações de cadastro, sob pena de recusar ou cancelar o mesmo.
* Desconto promocional válido temporariamente ou enquanto durarem os estoques.
* Os preços, descontos e promoções podem ser alterados e/ou finalizados sem aviso prévio.
* Para compras faturadas é necessária análise prévia de cadastro.
* Para compras de produtos em Pré-Venda a data entrega do Pedido, caso este contenha itens a pronta-entrega, estará vinculada a data de lançamento do produto em Pré-venda.

Valid XHTML 1.0 Strict